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ELDEN RING: Guia para iniciantes

You’ve gotta dance like there’s nobody watching!

ELDEN RING: Guia para iniciantes

ELDEN RING – Guia para iniciantes. A princípio, esse é o seu guia para iniciantes, cobrindo a seleção de classes, mecânica básica de jogo e palavras encorajadoras.

Elden Ring não tem suporte ao Steam Cloud!

Se você mudar de computador (ou precisar reinstalar o Windows depois que ele inevitavelmente quebrar), você perderá seus arquivos salvos.

Os arquivos salvos são encontrados em C:\Users(seu nome de usuário)\AppData\Roaming\EldenRing (uma bagunça de números e letras aleatórios), há um único arquivo para todos os seus caracteres.

É altamente recomendável que você faça backup desse arquivo regularmente e, ocasionalmente, envie-o para você ou algo assim.

Além do risco de travamento do PC, todos os jogos anteriores do Souls tiveram problemas com “hackers”, jogadores maliciosos que forçam itens com falhas em estranhos a quebrar seu jogo ou bani-los do matchmaking online. Supostamente, o novo anti-cheat deve tornar isso muito menos problemático em Elden Ring, mas não faz mal ter backups apenas por precaução.

Também nota lateral: este guia foi escrito antes do lançamento do jogo, com base em várias imagens de teste de rede e conhecimento geral da série. As informações podem ser imprecisas, por favor, grite comigo se encontrar algo errado e eu vou corrigi-lo.

ELDEN RING – Guia para iniciantes

Mecânica de jogo (básica)

Controles básicos

  • Manípulo esquerdo para se movimentar, manípulo direito para controlar a câmara. (Como basicamente em todos os outros jogos).
  • Pressione o controle esquerdo para entrar/sair do modo furtivo. Na grama alta, você será quase impossível de detectar e fará muito menos barulho no geral.
  • Pressione o controle direito para travar a câmera no inimigo mais próximo. Se não houver nenhum inimigo para travar, isso fará com que a câmera fique voltada para a direção em que você está se movendo no momento.
  • D-Pad: alterna entre armas equipadas. Baixo muda consumíveis, Cima muda feitiços, Direita muda armas de mão principal e Esquerda muda armas de mão secundária. Segurar uma direção por alguns segundos mudará instantaneamente para o primeiro slot, isso é particularmente útil para selecionar rapidamente seu frasco de cura quando você tiver muitos consumíveis equipados.
  • Um botão: pular. Enquanto estiver a cavalo, você pode pular duas vezes. Saltar dá a você quadros de invencibilidade como um dodgeroll, então pular sobre os ataques é uma maneira de evitá-los. (Particularmente útil em plataformas estreitas onde você corre o risco de se esquivar até a morte se esquivar para os lados)
  • Botão B: esquivar. Ter uma carga de equipamento mais pesada diminuirá a distância de sua esquiva. (Somente os itens equipados contam, não todo o seu inventário). Mantenha o botão pressionado para executar. Correr e esquivar consome resistência e não pode ser executado enquanto sua resistência estiver esgotada, assim como os ataques.
  • Botão Y: Interagir. Mantenha o botão pressionado para acessar os itens do seu cinto de ferramentas ou para segurar uma arma com as duas mãos (Y + R1 para a arma principal com as duas mãos, Y + L1 para a arma secundária).
  • Botão X: Use o consumível equipado. O ícone do consumível fica acinzentado se algo estiver impedindo você de usá-lo.
  • R1: Ataque leve. Pressionar repetidamente executará um combo.
  • R2: Ataque pesado. Ataques pesados ​​podem ser cobrados por mais poder.
  • L1: Segure para bloquear.
  • L2: Execute a Arte da Arma da arma equipada. A arte da arma ativa será mostrada no HUD, acima do seu equipamento equipado.
  • Iniciar: Abra o menu, permitindo que você troque de marcha, artesanato, etc. ISSO NÃO PAUSA O JOGO, então não faça isso enquanto houver inimigos próximos.
  • Selecione: Executar gestos. Isso não tem propósito de jogo, mas pode ser usado para se comunicar com outros jogadores no modo multijogador.

Runas e Morte

Runas são uma moeda usada para subir de nível, comprar itens e atualizar equipamentos. Eles são adquiridos de inimigos mortos, normalmente quanto mais forte o inimigo for.

(Você inicialmente não pode subir de nível, mas encontrará um personagem que lhe dará essa habilidade no início do jogo)

Quando você morrer, você derrubará todas as runas que estava carregando. (Eles terão a forma de uma muda dourada). Se você puder voltar a este local e interagir com as runas, você as recuperará, mas se morrer novamente antes disso, as perderá permanentemente.

Como você pode perder runas permanentemente, vale a pena considerar viajar de volta para a segurança e gastá-las em vez de avançar quando você carrega muitas runas.

Às vezes, você encontrará consumíveis de runas (por exemplo, “Runa do Povo da Fraternidade”), coloquialmente chamados de “crunchies” pelos jogadores. Se você está apenas um pouquinho aquém de um nível ou compra (ou precisa estocar consumíveis depois de morrer e largar todas as suas runas), é quando você deve usá-las. Você não deixará cair crocantes ao morrer, então guarde-os para quando precisar deles.

Inimigos com olhos dourados brilhantes são mais difíceis que o normal, mas dropam runas adicionais. Esses inimigos recebem o impulso se outro jogador foi morto por eles recentemente.

Às vezes você pode encontrar caveiras com olhos dourados brilhantes. Esmague-os para obter algumas runas grátis.

Frasco de Lágrimas

Você começa com o Frasco de Lágrimas, com 4 cargas divididas entre lágrimas Carmesim (HP) e Cerulean (FP). Esta é uma poção de cura que recarrega completamente toda vez que você descansa e, ocasionalmente, também recarrega quando você derrota certos inimigos fortes.

Gerenciar suas cargas de frasco é uma parte vital tanto da exploração quanto das lutas contra chefes – beber toda vez que você receber uma lasca de dano de chip o deixará sem cura no final, enquanto ser muito mesquinho fará com que você morra com um frasco cheio.

Beber vai atrasá-lo e deixá-lo incapaz de se esquivar ou bloquear, por isso é importante esperar por uma abertura se você não quiser ser atingido novamente imediatamente e perder todo o HP que acabou de curar.

Ao descansar em um Site of Grace, você pode distribuir cargas de frasco entre as lágrimas de HP e FP. Se você não usa magia, você pode querer que todas as cargas sejam distribuídas para a HP e desequipar completamente o frasco de Cerulean.

Atacar, Bloquear e Conjurar

O que acontece quando você pressiona R1/R2/L1/L2 depende do que você está segurando na mão correspondente. Se for uma arma, você atacará. Se for um escudo, você bloqueará. Se for um catalisador de feitiço, você lançará o feitiço equipado.

Seu personagem é destro. Armas equipadas na mão esquerda geralmente priorizam o bloqueio. Escudos equipados na mão direita podem ser usados ​​para atacar. Catalisadores mágicos e armas de longo alcance, como bestas, agirão da mesma maneira em ambas as mãos.

Segurar uma arma com as duas mãos (segure Y + pressione R1 ou L1) mudará seu conjunto de movimentos. Nesta postura, L1 sempre bloqueará e L2 usará a Weapon Art associada à arma, uma habilidade poderosa que usa FP.

Segurar uma arma com as duas mãos aumentará ligeiramente sua Força efetiva, o que permite equipar certas armas pesadas sem atender aos requisitos de estatísticas.

Requisitos estatísticos e carga de equipamento

Armas, armaduras e feitiços às vezes terão requisitos de estatísticas. Você pode equipá-los mesmo que não atenda aos requisitos, mas eles terão eficácia bastante reduzida. Feitiços não podem ser lançados se você não atender aos requisitos deles.

Todos os equipamentos equipados aumentarão sua Carga de Equipamento. (Outros itens em seu inventário não têm efeito, apenas os itens equipados). Em determinados limites (30%, 70% e 100%), sua mobilidade será reduzida.

Se você preferir esquivar do que bloquear, mantenha sua carga de equipamento abaixo de 30% para aumentar a eficácia da esquiva.

Ficar acima de 100% da carga de equipamento fará com que você não consiga correr e se esquivar, e prejudicará muito sua capacidade de sobrevivência. Geralmente nunca vale a pena.

Pontos de foco (FP)

FP é o medidor azul sob sua barra de saúde. Eles são usados ​​para lançar feitiços, convocar espíritos amigáveis ​​e realizar Artes com Armas.

Feitiços e convocações não podem ser realizados sem FP suficiente.

As artes com armas podem ser executadas sem FP suficiente, mas serão mais lentas, muito mais fracas e quaisquer efeitos mágicos, como projéteis, não acontecerão.

Energia

Stamina é o medidor verde sob sua barra de saúde e barra de FP. A resistência é necessária para executar basicamente todas as ações, incluindo atacar e bloquear, mas você tem resistência ilimitada enquanto não estiver em combate.

Se sua resistência acabar, você entrará em um estado sem fôlego, onde não poderá correr e seus ataques serão mais lentos e mais fracos. Você pode notar a mudança de postura do seu personagem quando estiver sem fôlego. Este estado termina quando a resistência suficiente for recuperada.

Ficar sem resistência durante o bloqueio irá desequilibrá-lo e permitir que os inimigos realizem ataques de resposta a você, causando danos massivos. A classificação de estabilidade do seu escudo influencia quanta resistência você perde ao bloquear (quanto maior, melhor).

Atualizando armas

Como nos jogos Souls anteriores, as armas são essencialmente secundárias: até sua espada inicial é viável nos níveis finais, e as armas são todas comparáveis ​​em poder e diferem em maneiras como movimento e peso. Em vez disso, você aumenta o poder das armas atualizando-as.

As armas são aprimoradas gastando-se fragmentos de forja em uma bigorna. Uma arma totalmente atualizada (+10) será duas vezes mais poderosa que uma arma +0. No entanto, existem vários níveis de atualizações, que usam diferentes níveis de fragmentos e, para os níveis mais altos, você precisará da ajuda de um ferreiro.

Fragmentos de metalurgia são raros no início, mas se tornam mais fáceis de encontrar à medida que você avança para áreas mais difíceis. Certifique-se de priorizar as armas que você gosta ao escolher o que atualizar! Versatilidade de movimentos, alcance e velocidade de ataque geralmente são mais importantes do que o poder de ataque bruto em suas armas.

Postura de poder

Equipar duas armas de uma só vez permitirá que você as tenha “powerstance”, se elas forem do mesmo tipo. Nesta postura, L1 fará ataques de combinação especial que usam as duas armas ao mesmo tempo, enquanto R1/R2 ataca apenas com a arma em sua mão direita.

Powerstancing aumenta o poder de ataque e a versatilidade, mas deixa você sem opções defensivas. É um estilo de jogo muito avançado.

(Ainda é possível usar armas duplas que não são elegíveis para powerstancing. Você simplesmente não poderá fazer os ataques de combinação especial).

Feitiço

Para lançar um feitiço, faça um ataque leve com um catalisador equipado nessa mão. Diferentes escolas de feitiços usam catalisadores diferentes. O texto de sabor do catalisador lhe dirá com quais feitiços ele pode ser usado: selos sagrados para encantamentos de clérigo, cajados para feitiçarias e assim por diante.

Feitiços consomem FP, Pontos de Foco. Você não pode lançar um feitiço se estiver muito baixo em FP.

Muitos feitiços e artes de armas podem ser carregados segurando o botão de ataque por mais tempo antes de soltar. Isso aumenta o dano ou efeitos auxiliares sem custo adicional de FP, então faça isso sempre que puder!

Você só pode equipar feitiços enquanto descansa em um Local de Graça. Você começa com um número limitado de slots de memória para sintonizar feitiços, mas certos colecionáveis ​​raros concederão mais. Ao contrário dos jogos Souls anteriores, não há estatísticas que aumentem o número de slots de feitiços.


Mecânica de jogo (avançada)

Drops de itens

Os inimigos às vezes soltam itens, como materiais ou equipamentos.

Quando um inimigo derruba um item ao morrer, há um efeito especial de partículas em que cinco raios de luz explodem de seu cadáver. Fique atento a isso para não perder nada!

Os inimigos só podem largar o equipamento que estão realmente usando. Se você estiver procurando por um equipamento específico, escolha suas lutas com sabedoria.

A chance de drop de itens aumenta com a estatística Arcane.

Inimigos especiais, como chefes e escaravelhos, sempre largarão seus itens após a morte, sem chance de falha.

Hub World

Depois de progredir uma certa quantia no jogo, você terá a capacidade de se teletransportar para o mundo central a qualquer momento, assim como você pode viajar rapidamente para qualquer Site of Grace. É aqui que você encontra o ferreiro, tutores de feitiços e outros NPCs úteis que você conhece durante sua aventura.

Apostas de Marika

Salas de chefes, acampamentos inimigos e outros encontros difíceis geralmente têm uma Estaca de Marika por perto, que funciona como um posto de controle. Você pode optar por reviver lá em vez de no último Site of Grace após a morte, permitindo que você tente novamente a luta rapidamente.

Há um ícone pequeno e quase imperceptível de um rosto calmo sob sua barra de saúde sempre que você estiver ao alcance de uma Estaca de Marika.

Tenha em mente que você só poderá gastar suas Runas em um Site of Grace, então se você estiver carregando mais runas do que você pode perder, você pode querer considerar retroceder antes de entrar em uma batalha obviamente difícil se houver um próximo Aposte ou não.

Cavalo

Depois de progredir uma certa quantia no jogo, você terá acesso a um cavalo espiritual.

Enquanto montado, você se move mais rápido, facilitando a luta contra grupos de inimigos fracos. Mas ser derrubado do seu cavalo o atordoará por um longo tempo, o que pode ser fatal rapidamente. Além disso, você não tem nenhum movimento de esquiva com invencibilidade enquanto estiver montado, tendo que confiar em sair do caminho.

Os ataques mudam enquanto a cavalo: L1/L2 atacará no seu lado esquerdo e R1/R2 atacará no seu lado direito. Sua arma improvisada está inacessível.

Posturas em que você segura uma arma (por exemplo, arrastando uma espada larga no chão ou preparando uma lança) causarão dano aos inimigos mesmo quando você não atacar. Isso pode ser útil para tornar mais fácil acertar os inimigos e economizar resistência.

Seu cavalo tem HP limitado e pode ser morto por ataques inimigos. Sendo etéreo, ele não ficará morto permanentemente, mas você precisará gastar um Crimson Flask para convocá-lo novamente. Com o livro de receitas certo, você pode criar certos itens de cura para curá-lo no meio do combate para evitar que isso aconteça.

Seu cavalo tem um salto duplo, permitindo o acesso a algumas áreas que você não pode alcançar a pé. No entanto, o salto duplo não cancela o dano de queda.

Em certas áreas você encontrará Spirit Springs, correntes ascendentes que permitem saltar grandes distâncias a cavalo. Você pode influenciar a direção do salto, permitindo alcançar áreas inacessíveis. Além disso, pular em uma corrente ascendente de cima cancelará o dano de queda, você será envolvido por um efeito de vento quando isso acontecer.

Você não pode montar seu cavalo em masmorras e alguns outros locais apertados. Além disso, você não pode andar no modo multijogador, inclusive quando for invadido.

Cinzas da Guerra

Ashes of War é um tipo de equipamento que pode ser atribuído a armas enquanto descansa. Eles substituirão a arte de arma padrão da arma por algum tipo de movimento ou feitiço avançado e, opcionalmente, também podem substituir seus efeitos elementares ou escala. Você normalmente ganha isso derrotando um chefe menor.

Ashes of War pode ser alterado a qualquer momento (ao descansar em um Site of Grace), então experimente com eles para se adaptar aos desafios que você está enfrentando!

Tenha em mente que quando um Ash está equipado, ele se funde com a arma. Você só pode usar cada cinza em uma arma de cada vez.

Certas armas únicas não podem usar um Ash of War. Se uma arma não estiver listada no menu Ashes of War, é por isso.

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