Little Nightmares 2 review. Os momentos mais importantes em qualquer jogo de terror estão entre os gritos – o silêncio tranquilo quando um monstro ainda não está te perseguindo, mas você sabe que em breve estará. São nesses pequenos momentos que Little Nightmares 2 mostra sua melhor e mais assustadora essência.
Little Nightmares 2 é um jogo de quebra-cabeças de terror desenvolvido pela Tarsier Studios, o mesmo estúdio por trás do original Little Nightmares. Os jogadores controlam Mono, uma criança pequena do tamanho de um rato explorando um mundo de tamanho normal cheio de monstros e segredos sombrios.
A maior parte do jogo se passa dentro de uma cidade escura e sinuosa, onde parece que sempre está chovendo e sempre é noite. A população da cidade é controlada por uma misteriosa transmissão de televisão que torna todos praticamente passivos, mas são os grotescos monstros que também habitam a cidade que representam a maior ameaça para Mono enquanto ele tenta escapar.
Os prédios assombrados dentro da cidade compõem a maioria dos níveis de Little Nightmares 2. Um dos níveis é uma escola cheia de alunos marionetes mortais que vão te perseguir ao te ver e uma professora enlouquecida com um pescoço elástico e borrachudo.
Outra parte do jogo se passa em um hospital abandonado, onde pacientes manequins são espalhados pelo prédio em macas, em cadeiras de rodas ou às vezes apenas jogados sem membros nos corredores.
Imagens estáticas desses ambientes já seriam arrepiantes o suficiente por si só, mas quando ganham vida com as excelentes e perturbadoras animações de Little Nightmares 2, elas se tornam muito mais assustadoras. Inimigos se arrastam em sua direção com movimentos irregulares e desajeitados, em velocidades variadas que os fazem parecer não humanos, e cada um dos grandes monstros do jogo possui animações únicas que os tornam ainda mais repugnantes e assustadores do que seus equivalentes inimigos comuns.
Outro elemento crucial para a atmosfera do jogo é o seu excelente design sonoro. Cada momento de Little Nightmares 2 é repleto do rangido e gemido de tubulações antigas.
Revisor amável
Eu nunca conseguia dizer se esses sons eram causados por algum inimigo distante ou se eram acionados porque pisei exatamente na tábua do assoalho certa, mas sua sincronia ajudava a adicionar uma camada extra de desconforto sutil a ações tão simples quanto caminhar por uma sala vazia.
SOLUÇÕES SALVADORAS
A principal forma de interação com todos os ambientes sinistros de Little Nightmares 2 é através de vários tipos de quebra-cabeças, que você resolve para progredir de uma seção para a próxima. A maioria deles é bastante simples, mas eles ficam um pouco mais desafiadores à medida que o jogo avança.
A música dela poderia encobrir os sons do banco sendo arrastado, mas eu tinha que ter cuidado para ouvir a música, porque quando ouvia a melodia terminando, significava que eu precisava congelar no lugar ou ser pego instantaneamente.
Esses quebra-cabeças não são exatamente revolucionários, mas se encaixam bem no mundo de Little Nightmares 2 e criam maneiras consistentemente originais de interagir com o mundo assustador do jogo.
Na única vez em que morri nesta seção, fui presenteado com uma das muitas animações de morte que fazem o sangue gelar — o que muitas vezes tornava a falha uma experiência que valia a pena vivenciar ao menos uma vez, apenas para ver qual morte horrivelmente criativa a Tarsier Studios havia concebido.
Little Nightmares 2 também exige que você realize algum platforming básico, com resultados mistos. O salto do jogo parece impreciso e um pouco desajeitado. Quando estava controlando Mono, muitas vezes sentia que tinha apenas um comando vago sobre para onde ele iria saltar em seguida, o que ocasionalmente me levava a perder saltos que sentia que deveria ter feito. Essas seções também ocasionalmente sofriam com a falta de indicação sobre para onde ir a seguir, o que poderia resultar em um pouco de frustração ao vagar sem rumo.
VERDADEIRAMENTE SÓ
Little Nightmares 2 possui uma arma secreta para definir sua atmosfera e te deixar arrepiado. Em vez da solidão total do primeiro jogo, a Tarsier Studios adicionou uma companheira na sequência chamada Six – a protagonista do jogo original. Ao longo da maioria dos níveis do jogo, Six vagueia com você, ajudando em seções de plataforma para alcançar bordas distantes, indicando a direção certa se você parecer preso, ou até mesmo segurando sua mão enquanto você corre por um prédio particularmente escuro e assustador. Sim, realmente existe um botão de “segurar a mão” – e é adorável.
Em alguns dos momentos mais estressantes, assustadores e climáticos do jogo, Six se separa de Mono, deixando você mais sozinho do que jamais poderia ter sentido no jogo original. Mesmo quando eu estava apenas separado porque ela me impulsionou para uma borda que não podíamos alcançar juntos, os níveis pareciam muito mais solitários e os inimigos do jogo ficavam ainda mais assustadores.
Em uma seção particularmente eficaz, Six é sequestrada pela força vilã de um dos níveis. De repente, eu estava preocupado que talvez não conseguisse salvar minha companheira e, em vez disso, teria que continuar pelo mundo sozinho, o que introduziu um tipo completamente novo de medo que era muito mais eficaz do que apenas encontrar outra maneira de ver meu personagem morrer. Isso parecia permanente de uma forma que nada mais no jogo poderia transmitir.
SEM CHANCE DE LUTAR
Às vezes, Little Nightmares 2 abandona seu estilo inteligente de quebra-cabeças e plataforma em favor de seções mais orientadas para a ação. A maioria dessas cenas envolve os monstros do jogo descobrindo Mono e o perseguindo, ou um pequeno combate entre inimigos do tamanho de Mono. Essas seções se concentram em todas as coisas em que Little Nightmares 2 é pior.
OUTROS JOGOS
Essas cenas de ação, que se desenrolam como uma seção de um jogo Uncharted, são monótonas e implacáveis. Enquanto eu corria por um corredor aleatório, muitas vezes ficava preso em geometria estranha ou caía vítima dos ângulos de câmera menos que ideais do jogo antes de ser devorado pelo chefe implacável que me perseguia. Ou, durante o combate, eu dava um golpe em um inimigo, apenas para descobrir que, graças a um truque da câmera, minha mira estava um pouco errada e eu era forçado a começar a seção novamente.
Todas essas deficiências de controle e câmera são fáceis de ignorar nos momentos mais lentos do jogo. As seções de furtividade são suficientemente perdoadoras para que um erro descoordenado relacionado ao controle geralmente não o condene, e as seções de plataforma não possuem o dano por queda que tornaria a falha excessivamente frustrante. Mas quando Little Nightmares 2 se transforma em um jogo de ação, esses tropeços se tornam punitivos, e as animações de morte que são tão inquietantes e emocionantes de assistir na primeira vez ficam sem graça na terceira ou quarta experiência de tentativa e erro.
Mas em Little Nightmares 2, essa liberação na verdade não é necessária. Porque o fracasso é uma opção em qualquer uma das seções de furtividade do jogo, há um momento integrado de alívio de tensão a cada morte.
Quando você está cuidadosamente se esgueirando pelo campo de visão de um inimigo, já está tenso, e quando é descoberto, a fantástica trilha sonora do jogo muda para um crescendo de cordas que ainda me surpreende, mesmo depois da décima vez que a ouvi.
Cada um desses pequenos sustos foi infinitamente mais eficaz do que as sequências de perseguição prolongadas do jogo, e foram melhor projetados em torno das limitações de controle e câmera do jogo.
Quando Little Nightmares 2 se mantém nas coisas que faz melhor, é um ótimo jogo de terror que parece totalmente único em seus sustos.
Quase tudo, desde a perspectiva de Mono como um personagem pequeno e quase impotente em um mundo gigante, até os designs grotescos dos monstros, até a cidade misteriosa que foi dominada por suas televisões, se combina para criar um mundo maravilhosamente perturbador que eu não queria parar de explorar, mesmo depois que o jogo acabou.